segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CURIOSIDADES: GWISHINS, DOKKAEBI E OUTRAS HISTÓRIAS CABULOSAS- LENDAS URBANAS DA COREIA



Annyeong Brazzangs,

 Antes de qualquer coisa preciso desabafar com vocês , eu sou uma pessoa super curiosa e na maioria das veze me dou mal por conta disso, coisas sobre o paranormal e um grande exemplo! Morro de medo dessas coisas sobre  espirito, fantasmas e coisas do"outro mundo" mas a curiosidade me faz ver programas sobre esse assunto  e depois me  arrependo de verdade, porque o medo me consome! Se você se identifica comigo ou é apenas medroso mesmo,  já aviso que esse post pode tirar seu sono! ( Quem não vai dormir hoje? EU! )


Lendas Urbanas 


As lendas urbanas também chamadas de lendas contemporâneas ou apenas mitos, são aquelas famosas histórias que aconteceram com um " amigo de um amigo" que deixam os cabelos da nuca arrepiados.  As historias variam de cultura para cultura, aqui no Brasil por exemplo temos muitas e muitas lendas urbanas como o " Chupa- cabra" ," Loira do banheiro"  e o famoso senhor que pegava crianças malcriadas o " Velho do saco".  Essas lendas urbanas vão mudando com os anos, dependendo da forma e de quem conta!



Se aqui temos muitas lendas de deixar qualquer criança ( eu tbm) sem dormir, na Coreia do Sul não é diferente! Com a chegada do verão na Coreia o assunto "paranormal" se torna bem popular, exibido em programas de Tv ou apenas contados por adolescentes , que costumam se reunir para compartilhar experiências e contar sobre algumas dessas historias cabulosas, o assunto por lá e fantasmas! 
Separei algumas delas para mostrar aqui!



Dokkaebi / Globin

Dokkaebi

Acho que essa é uma das lendas mais conhecidas entre os coreanos, principalmente  as crianças! 
Dokkaebi /도깨비  é um ser mítico capaz de assumir muitas formas diferentes, mas são mais conhecidos como demônios ou globins. Alguns deles tem o rosto destorcido e chifres, outros podem parecer com seres humanos e sua presença se materializa de formas diferentes como: apenas com sons/ ruídos ou trotar de cavalos ( onde não há cavalo). Os Dokkaebi costumam viver em lugares menos habitados, como florestas, cemitérios e casas abandonas.

Apesar de sua aparência assustadora, os Dokkaebis são conhecidos por suas pegadinhas e travessuras e por gostarem de jogos, mas o que mais gostam e de Ssireum/씨름 , um tipo de luta coreana. Além de fazer parte do folclore coreano, os Dokkaebis já foram simbolo de uma religião antiga é hoje em dia são os mascotes da torcida organiza sul-coreana os  "Red Devils" ( Diabos Vermelhos).


Torcida Red Devils



Gwishin / Gwishin Cheonyeo



O Grito 2

Aquela história do fantasma que puxa o pé das pessoas enquanto elas dormem, pode parecer brincadeira aqui mas na Coreia os fantasmas mais conhecidos como Gwishin/ 귀신 são mais assustadores que isso! Os Gwishins, são fantasmas de pessoas mortas que por algum motivo não passaram para o " outro lado", são espíritos de pessoas que morreram cheias de ressentimento ou tristezas, ou porque foram vitimas de alguma injustiça e procuram por vingança. 


Gwishin Cheonyeo (imagens da internet)

Já o Gwishin Cheonyeo/처녀귀신 ( fantasma virgem/ fantasma da vigem) é outro fantasma famoso por lá,  segundo a lenda havia uma mulher na antiga coreia que sofria muito, e que foi criada com o ensinamento de que as melhores virtudes de uma mulher era de servir ao seu pai, marido e filho, essa mesma morreu sem casar e tornou-se um Gwishin Cheonyeo. Ressumindo, se a mulher não casa-se e não constitui-se uma família, ela morreria virgem e se tornaria uma fantasma usando um sobok /소복  ( roupas tradicionais de luto, igual a um hanbok só que branco) , com os cabelos soltos e despenteados,  pois por serem solteiras não tem o direito de usar os cabelos para cima e penteados. Por não não cumprir o "proposito" de sua vida, seus espíritos ficam vagando e não tem o direito de irem para o outro mundo.


Dorama: My Girlfriend is a Gumiho

Outros gwishins conhecidos são os Gwishin Chonggak/총각귀신 ( versão masculina do Cheonyeo),  Mul Gwishin/ 물귀신 ( fantasmas de água, fantasmas de pessoas que morreram afogadas),  Gumiho/ 구미호 ( a raposa de nove caudas) entre outros. Os gwishins são muito populares na Coreia,tão populares que são muito usados em filmes de terror e doramas.




Jayuro Gwishin

Imagens da internet

Falando de gwishins, essa é a que mais me deu medo!  Essas histórias que "testemunhas viram" me dá arrepios, se tem um lugar que quero passar longe é Jayuro!
Jayuro é uma faixa de estrada que liga Goyang à Paju , ao norte de Seul e é  muito usada pelas pessoas de Ilsan. Beirando o rio Han, a estrada é muito famosa por frequentemente estar envolta por uma profunda névoa e causar inúmeros acidentes de carro. 
Mas esse não é o único motivo pelo qual a estrada e conhecida, muitas pessoas relataram ter visto um gwishin por ali. Testemunhas dizem ter visto uma jovem usando óculos de sol e que parecia estar em perigo, mas ao chegar mais perto notava-se que ela não usava um óculos mas seus olhos haviam sido arrancados. Ela ficou conhecida como Jayuro Gwishin/ 자유귀신.



Escola do terror/ Fantasma do banheiro



Escola abandona na Coreia 

As histórias de assombrações em escolas sul coreanas são muitas,  especialmente em escolas antigas! As escolas antigas são muito, mas muito assustadoras por possuírem longos corredores com pouca iluminação e pelas inúmeras ocorrências de suicido nos banheiros, locais escuros e velhos. 


Imagens da internet

Muitos frequentadores dessas escolas alegam ter escutado vozes, sussurros e portas e janelas batendo nesses banheiros. Um fantasma muito conhecido aqui é a loira do banheiro, que só vem se você chamar certo? Já na Coreia( no Japão também) segundo a lenda, o fantasma aparece no banheiro e lhe faz a seguinte pergunta: " Vai usar o papel higiênico vermelho ou azul?". Se você escolher o papel vermelho terá sua garganta cortada, caso escolha o azul o fantasma te sufoca.  Melhor não escolher nenhum papel! 



  Yu Gwansun /Yoo Kwansun 

Kwansun

Durante a ocupação japonesa no país, a jovem de apenas 17 Kwansun/유관순  era uma das organizadoras do evento que ficou conhecido como Movimento da Independência.  A jovem se tornou símbolo dessa luta pela independência mas apos ser presa, Kwansun não resistiu as inúmeras torturas e faleceu  tornando-se uma figura histórica e admirada por todos tendo seu retrato e estatuas espalhadas por alguma escolas. 


Estatua de Kwansun

Só isso? Claro que não, segundo a lenda  se você olhar para seu retrato e chamar por seu nome ela se moveria, ou se olhar para o retrato de cabeça para baixo poderia ver seu rosto torturado entre outras histórias. Outra lenda é que na noite do  Dia da Independência ( 1º de Março), que sua estatua cria vida e anda pelo local gritando .




Há quem diga que  essas coisas não existem, já outros juram de pé junto que fantasmas existem! Conhece alguma lenda urbana cabulosa? Então conta aqui nos comentários! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário