sábado, 31 de dezembro de 2016

ESPECIAL: POST DE FIM DE ANO

   Sejam bem vindo, queridos leitores do Brazzangs BR! Nesse post faremos um especial de fim de ano, onde todas as editoras do blog colaboraram com uma parte, escrevendo tradições de ano novo, cada uma de um país asiático. Aproveitem a leitura!

1. Coreia do Sul

Por: Nah Unnie
Annyeong Brazzangs,

O Ano Novo coreano é um feriado familiar, diferente dos ocidentais, que optam por passar o Natal om a família e o Ano Novo com os amigos na balada, o Seollal é para se passar em família!

   Seollal é uma das festas mais aguardadas pelo povo sul coreano e é comemorado durante três dias! Alguns coreanos celebram o Sinjeong (Ano Novo Solar) do calendário ocidental/ gregoriano, mas a maioria comemora o Seollal.
   Muitos viajam para as suas cidades natais para reencontrar familiares, além de realizar um ritual chamado Charye. Tradicionalmente, os coreanos usam Hanbok, o traje oficial da Coreia, mas algumas famílias hoje em dia usam trajes normais.


   O Sebae (세배), é um ritual feito pelos jovens direcionado aos mais velhos, os anciões da família, como um sinal de respeito. As crianças dizem aos mais velhos "saehae bok mani badeuseyo" ("새해 복 많이 받으세요" / "por favor, recebam muita sorte no Ano Novo" ou "Tenha um Ano Novo abençoado") e em troca recebem o "sebaetdon" ou "dinheiro de brinquedo" de presente que normalmente vem em sqaquinho feitos de seda bordados com palavras de sabedoria chamadas Deokdam (덕담).



   Outros tipos de presente de Seollal são relacionados a saúde, como Ginseng, Mel ou Caixas com frutas selecionadas.

   Após o Sebae, a família se reúne para a ceia com seus pratos tradicionais, como o Tteokguk (떡국/ sopa feita de bolo de arroz cortados em fatias finas e carne), Manduguk ( sopa de mandu), Panquecas coreanas,  carnes cozidas a vapos ou grelhadas, vegetais, massa de arroz, frutas, além de bebidas como Sikhye (bebida de arroz fermentada) e o Sujeonggwa (ponche de caqui).


   No resto da noite, os familiares se juntam para jogar jogos divertidos, como yutnori, que seria um jogo de tabuleiro que envolve quatros caras de madeira, jegi-chagi, jogo parecido com o de saquinhos de areia, Neol-twiggi (gangorra), tuho (dardos), yeon-naligi (soltar pipas), encerrando assistindo um especial de Seollal na TV.


   "Que 2017 seja um novo começo cheio de coisas boas, com muito amor, saúde e paz! Cheio de realizações, carinho e afeto! Que esse próximo ano sirva para concretizar laços de amizade entre nós do blog e vocês, queridos leitores!"

Feliz ano novo!
Saehae Bok Mani Badeuseyo!

2. Tailândia

Por: Safii-chan
Yo Minna-san!

   Eu costumo postar coisas sobre o Japão, mas dessa vez farei algo diferente e mostrar pra vocês como é o Ano Novo tailandês, aproveitando esse clima de final de ano hehehe. Então, vamos lá!

   Acho que a maioria deve saber, mas o Ano Novo nos países asiáticos não é o convencional. Eles seguem calendários diferentes, baseados em suas religiões, na maioria das vezes. Assim, a passagem de ano para eles também são em datas diferentes.
   Na Tailândia, o fim de ano é comemorado em um festival chamado Songkran. No calendário ocidental, ele acontece entre os dias 13 e 15 de abril.


   No primeiro dia de celebração, os tailandeses praticam um ritual chamado de Rod Nam Dum Hua. É o dia Nacional do Idoso, quando os mais jovens derramam água perfumada nas mãos de seus anciões, num gesto de humildade e para pedir bençãos no ano que está entrando. Este também é o dia da limpeza de casas, para tirar as impurezas e começar um novo ano zerado e cheio de esperanças.

   O segundo dia é o Dia Nacional da Família, tempo de união familiar. Um importante ritual religioso é dar banho de água perfumada nas imagens dos Budas, seja em templos ou em casas. Praticantes budistas também vão aos templos para construir pagodes/ chedis de areia, uma espécie de castelo, como parte de uma tradiçãobem forte do Songkran.


   O terceiro e último dia é o Ano Novo em si, quando as oferendas são deixadas nos templos para trazer boa sorte para o ano novo.

   O Songkran é também conhecido como Festival da Água. O motivo? Durante os dias de celebração, moradores e turistas vão para as ruas equipados com baldes, balões, armas d'água, manfueiras, para molharem uns aos outros. Simbolicamente, a água serve para lavar todas as coisas ruins do ano que passou e para receber o ano novo de "alma lavada". Só que, na prática, as ruas se tornam campos de batalhas, de onde é quase impossível sair seco.


   Esse festival já foi erroneamente comparado ao Carnaval brasileiro, apesar de ambos serem aproveitados por toda a população, o Songkran é uma festa sagrada e religiosa, portanto não é feito com o único propósito de entretenimento.

Feliz ano novo!
สวัสดีปีใหม่

3. Japão

Por: Lee Seonhi
   O Ano Novo japonês, diferenten do nosso, dura cerca de 3 dias e, durante esse período, os japoneses fazem algumas cerimônias tradicionais. Para alguns japoneses, essa é a comemoração do ano mais importante, pois acreditam que as primeiras coisas a acontecer, como primeiro sonho, primeira refeição, tem significado em como será o resto do ano.

   No começo do ano, algumas tradições acontecem, como a primeira oração no santuário sintoísta ou templo budista, essa oração é conhecida como hatsumode, quando os fiéis fazem uma breve oração no altar, provavelmente pedindo benção ao novo ano e agradecendo ao ano que passou.

Hatsumode - Tokyo Tower 2015

   Há também uma tradição budista chamada Joya no Kane, onde em alguns templos tocam o bosho (sino budista) 108 vezes, simbolizando os 108 pecados humanos no budismo.


   Bosho - sinos que ficam nos templos budistas com grande significado espiritual e tem papel muito importante nas cerimônias budistas, em particular no Ano Novo japonês e no Festival O-Bon.

   Outras tradições também são comuns, como assistir o primeiro nascer do sol no litoral ou até mesmo no terraço de um prédio alto.


Alimentação:

   Nessa época do ano, as famílias se reúnem para uma grande refeição, que pode ter até mais de 30 pratos diferentes, cada um tem seu simbolismo para a saúde, longevidade, felicidade e sucesso. Como são muitos alimentos a serem preparados, algumas famílias optam por encomendar um obento nos mercados ou lojas de conveniência.


   Como podem ver, o ano novo japonês tem várias radições legais e simbólicas, às vezes, eu gostaria de participar delas com a minha família e acho que vou fazer algumas a partir desse ano, como por exemplo, ver o primeiro nascer do sol, algo simples que todos podem fazer.
    E vocês? Conte-nos quais são as tradições mais legais, as que vocês gostariam de fazer e, é claro, o que fazem e o que irão fazer nesse final de ano.

~XoXo
Feliz ano novo!
新年明けましておめでとうございます

4. China

   Por: Raven F.
   O ano novo chinês, como já observado pelas outras editoras, também é feito em data diferente do nosso, pois segue o calendário lunar, ao invés do gregoriano. E, como na maioria das culturas asiáticas, é um festival a ser comemorado com a família, mas não os impede de querer comemorar com os amigos.



   Como parte da tradição, na China, os mais velho da família costumam dar aos mais novos e solteiros um envelope vermelho com uma quantia em dinheiro com o primeiro dígito sendo um número par. Pessoas casadas não podem recusar o pedido de um envelope vermelho feito por uma pessoa mais nova e solteira, pois significaria que teria infortúnio no ano que irá começar.

   Como sempre vemos na TV, todos os prédio, casas, mercados e estabelecimentos que comemoram o ano novo chinês são enfeitados com a cor vermelha, assim como também é a cor predominante nas vestimentas, pois se trata da cor oficial da comemoração, já que os chineses acreditam que a cor afasta a má sorte.




   E, obviamente, não poderiam faltar os fogos de artifício! Principalmente, porque a China foi o país a desenvolvê-los e utilizá-los em suas belas comemorações. Uma tradição que enche o céu de belas cores e é perfeito para assistir com familiares e amigos.

   Como em outras culturas, eles também vão à templos fazerem suas primeiras orações do ano, limpam as casas para receber o novo ano com tudo em ordem e utilizam roupas novas.




   E cada ano novo é representado por um dos 12 animais que atenderam o convite de Buda e se apresentaram a uma ceia com ele, que também são os animais que representam os signos chineses. O ano de 2017 será o ano do Galo! Pra quem se interessa, digo que vale a pena pesquisar a respeito na internet. Mal posso esperar para 2018, que será o ano do cachorro, meu signo chinês, espero que signifique que terei muita sorte! Hahahahahaha.

   Enfim, espero que vocês tenham um excelente ano novo, repleto de muita alegria, que nada lhes falte e que possam concluir qualquer projeto que tenham feito para essa nova jornada!

Feliz ano novo!
新 年 好



A equipe Brazzangs Br deseja a todos os leitores um feliz ano novo e muita saúde no ano que está por vir. Esperamos conseguir criar novas matérias para o entretenimento e aprendizado de vocês, assim como o nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário