segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CULTURA: KODOMO NO HI - DIA DAS CRIANÇAS NO JAPÃO!

Konnichiwa Brazzangs,

Se você pensava que dia das crianças era um feriado exclusivo do nosso país, estamos mostrando a você que isso não é verdade e que no outro lado do mundo as crianças também tem um dia só delas! Já conhecemos o Eorini-nal, o dia das crianças na Coreia do Sul ( se você não viu veja aqui), hoje vamos falar de como é o dia das crianças na terra do sol nascente!

KODOMO NO HI - DIA DAS CRIANÇAS

Durante a Era Nara havia o Tango no sekku ( 端午の節句/ dia dos meninos), era uma data de comemoração apenas para os meninos, e apesar de hoje em dia ser conhecido como o dia das crianças o dia 5 de maio ainda é uma data reservada para os meninos. Neste dias as tradições e costumes continuam os mesmos! 
O nome não é mais o mesmo, depois da guerra a nova Constituição de 1948, renomeou  a data para Kodomo no hi ( 子供の日) dia das crianças.
Mas se o dia das crianças tem foco nos meninos, como ficam as meninas? 
As meninas também tem um dia só delas, o Hina-matsuri ( 雛祭り) que é no dia 3 de março.Mas diferente dos Kodomo no hi, o Hina-matsuri não é considerado um feriado. 
Infelizmente vemos que algumas coisas ainda não mudaram no Japão, a desigualdade é uma delas!  
Para desejar forças e expressar seu respeito pelas crianças, e comum ver    bandeiras em formas carpas,  koinobori ( 鯉幟/こいのぼり)espalhadas pelas casas e até penduradas em rios durante a comemoração do Kodomo no hi. 
As bandeiras colocadas nas casas são  em uma ordem certa, primeiro a magoi, carpa preta que simboliza o pai, segundo a higoi carpa vermelha que representa a mãe, terceiro e outra higoi que representa o filho primogênito, e se a família tiver mais filhos a ordem das cores fica: azul,verde e violeta. 
 A carpa (KOI) e o símbolo do dia dos meninos, os japoneses acreditam que  a carpa ( KOI) são símbolo de sorte, e trazem felicidade, sucesso e saúde! Mas da onde saiu essa ideia?
Existe uma lenda que diz: "Que uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, ela se transformou em um dragão."
 Significa que a carpa e forte e capaz de nadar contra grandes correntezas, e para o povo japonês ela representa coragem e força que todos devem ter para lutar e alcançar o topo.
Além das carpas outros símbolos representam este dia, como o altar Gogatsu Ningyô ou o Kabuto. O kabuto é utilizado para representar toda a ornamentação do gogatsu, que enorme e ocupa um grande espaço além de ter um custo um pouco salgado. 
O altar tem elementos de uma antiga batalha japonesa, como espadas, o kabuto, capacete militar entre outros elementos, além do Kintaro (金太郎) o boneco do menino montando na carpa.
Outra tradição é colocar folhas ou essência de íris no ofurô, para espantar os maus espíritos. 
Músicas tradicionais também são cantadas nesse dia, como koinobori e seikurabe.

Koinobori 

 

Seikurabe



Mas ninguém comemora nada sem comida neah? As comidas típicas da comemoração do Kodomo no hi são: Chimaki ( bolinhos de arroz embrulhados em folhas de bambu) e Kashiwa Mochi ( bolinho feito de arroz glutinoso(mochi), recheado com pasta doce de feijão azuki envolvidas em folhas de carvalho).

Chimaki
Kashiwa Mochi 
Mas não é só tradição, tem muita diversão no Kodomo no hi com as Undokai ( Gincanas) realizadas pelas escolas! E um dia cheio de atividades divertidas e os pais também participam com os pequenos, com brincadeiras como :Ayatori, Kagome Kagome e Beigoma.
Além da tradição, a comemoração de Kodomo No Hi é o dia para desejar que suas crianças cresçam saudáveis, e que se tornem boa pessoas. Muito legal, não acha? Conta ai o que você achou mais legal no Kodomo No Hi!

~KISSU~












Nenhum comentário:

Postar um comentário