segunda-feira, 21 de agosto de 2017

BELEZA/SAÚDE: PADRÃO DE BELEZA NA COREIA DO SUL - DITADURA DA MAGREZA

Annyeong Brazzangs,

O assunto de hoje e bem pesado, mas que precisa ser discutido até que essa situação mude,não só na Coreia quanto no mundo o transtorno alimentar ou a ditadura da magreza faz milhares de vitimas e muitas pessoas preferem ignorar o assuntou ou apenas não se interessam. Faz um tempo eu postei uma matéria falado sobre  o PADRÃO DE BELEZA NA COREIA DO SUL , e não sei se as pessoas entenderam mas eu não expus apenas a minha opinião, eu primeiro expliquei sobre o assunto e depois dei a minha humilde opinião sobre o assunto,ok galera? Sem mimi e represálias en!



Muitos de vocês que são fãs seja de Kpop ou de Dorama, já repararam que alguns artistas/idols são super magros? Isso tudo devido ao padrão de beleza criado pela industria do entretenimento, que influência na sociedade e infelizmente muitas vezes de forma negativa. 
Na Coreia do Sul a ideia de beleza e completamente diferente da nossa, como já disse anteriormente na matéria citada á cima, e nessa busca implacável pela "perfeição" perder peso está no topo da lista. Segundo os padrões,  se você pesa mais de 50 kg você e considerada "gordinha",  você leu certo eu disse "GORDINHA!" 
Mas porque os coreanos exigem tanto que as pessoas sejam magras? São vários os motivos, que na minha opinião são ridículos, um deles e que os coreanos associam a obesidade a preguiça, se você é gordo e porque não faz exercícios por pura preguiça. Outro motivo é o tal do " Tipo Ideal", as pessoas tem tendencia a idealizarem uma pessoa com quem gostariam de namorar/casar e na maioria das vezes se inspiram nos artistas, que por sinal seguem um padrão criado pela industria do entretenimento que diz que pessoas magras são mais bonitas visualmente. Bullshit
Os homens coreanos, não são todos mas a maioria, preferem as mulheres mais baixas e extremamente magras,  se você pesar 40 kg  está na média e para chegar a esse peso muitas recorrem as dietas mais loucas e até a greve de fome, e muitas acabam ficando com algum transtorno alimentar grave.

Um estudo feito pela Universidade Soon Chun Hyang, monitorou algumas emissoras públicas por 6 meses onde tiveram inúmeros relatos de preconceito com pessoas plus-size. O estudo revelou que muitas produtoras de TV não viam nenhuma conexão entre o preconceito com a aparência e a desigualdade de gênero. Os pesquisadores perguntaram à 6 emissoras de TV sobre o nível de importância de combater o preconceito na televisão, isso em uma escala de zero a cinco, sendo cinco a mais importante, as mesmas marcaram em média 1,5  de cinco.  Na industria do entretenimento sul coreana, muitos artistas sofrem ou já sofreram de algum tipo de distúrbio alimentar, como a atriz Jang Na-Ra, e a cantora IU que já assumiram abertamente ter passado por distúrbios alimentares.
     Jang Na-Ra                         IU                 
Muitos artistas sofrem com esse padrão de beleza como as cantoras CL e a Ailee,  no caso da CL ela e considerada feia por lá pois não se encaixa nesse padrão ridículo. 
Já a cantora Ailee sofre por ser considerada gorda, e durante o lançamento do seu single "Don't Touch Me" em 2014 a cantora surpreendeu a todos ao aparecer 10 quilos mais magra. 
Na tentativa de perder peso Ailee fez uma dieta de apenas 500 calorias por dia, a própria disse: " Uma refeição geralmente consiste em 100 gramas de proteína, como carne ou peito de frango, vegetais e frutas. Eu normalmente tinha duas refeições por dia com Isso." e acrescentou " A parte mais difícil provavelmente foi quando eu tive que pratica (para seu comeback) enquanto perdia peso." ,ela também disse muito da sua energia foi embora enquanto praticava. Ailee perdeu 10 kg em pouco mais de um mês, e mesmo depois de perder todo esse peso a cantora teve que conviver com o medo e a pressão de voltara o seu peso anterior. 
Eu tive a oportunidade ver a Ailee quando veio ao Brasil em 2014, antes de seu comeback, e me lembro de como fiquei encantada com a beleza e o talento dela. Achei ela com um corpo lindo, e não consegui entender o porque de acharem que ela era "gorda" e quando ela apareceu mais magra eu quase não a reconheci, achei que ela ficou "feia" pois estava magra demais.
               ANTES                               DEPOIS              

Não pense você que só as mulheres passam por isso, os homens também sofrem com esse padrão "exigido" na Coreia do Sul. Muitos homens com o passar dos anos começaram a focar nas dietas para perder peso ao extremo, além de adquirir o famoso e cobiçado abs
Alguns passam pelos mesmos problemas alimentares que as mulheres, mas infelizmente as mulheres são as mais afetadas por esse padrão absurdo. Os idol são os que mais sofrem entre os homens, se você pegar o antes e depois de alguns vai perceber a mudança drástica no físico deles.
Xiumin (EXO)
Jimin ( BTS)
Outra cena "comum" são as piadas envolvendo as pessoas acima do peso, é comum ver em alguns programas de variedades ou realitys "brincadeiras" como chamar a pessoas de porca(o) ou fazer algumas referência a algo ruim. O que é triste de ser ver, mas acontece muito e quem acompanha algum tipo de programa desses já deve ter visto.
A comediante Guk Joo foi vítima de internautas que 
a atacaram com ofensas em março deste ano.
Um estudo realizado pela Universidade de Samyook em 2013, tratou de falar sobre o assunto conhecido como  Body- Shaming ( ou preconceito com pessoas fora do peso) onde 154 universitárias foram entrevistadas,  todas com o IMC ( índice de massa corporal)  entre 18 e 23, ou seja, um peso normal mas 95% dessas jovens disseram que não estão felizes com seu corpo. E  61,1% dessas jovens disseram que sentem a necessidade de perder peso para se tornarem mais atraentes.
Entre 2008 a 2013, cerca de 1.796 coreanos buscaram tratamnetos médicos para transtornos alimentares e quase 94% eram mulheres. Mulheres entre seus 20 e 30 anos representam 66,5% desses pacientes, muitas  ainda sofrem em segredo, pois essas estatísticas divulgadas pelo National Health Insurance Service ( Serviço Nacional de Segurança a Saúde) não inclui aquelas que podem sofrer de algum transtorno alimentar, mas não procuram ajuda médica.
Enquanto eu fazia a minha pesquisa sobre assunto, me deparei com várias histórias tristes sobre ser " acima do peso" na Coreia do Sul. De todos os relatos que vi alguns me chamaram muita atenção, do tipo ouvir de um estranho na rua algo como: " Quando você vai perder peso? Mulheres devem ser magras para encontrar homens.", imagina passar por um constrangimento desse, mano do céu!  
Uma dessas histórias e de uma  jovem que apareceu no Programa "Hello", um talk show exibido pela KBS2, em que ela relata os maus-tratos que sofreu da própria irmã por ser acima do peso.  Ela conta que quando disse a irmã mais velha que se sentia confiante com seu corpo e que poderia namorar quem quisesse, sua irmão a chamou de "gorda e baixinha", depreciando a jovem. Não parou por ai, a jovem também relatou que quando ela usava shorts sua irmã dizia que ela parecia "nojenta".
Outro relato foi da jovem Won Yoo-Ri de que viveu 16 anos fora da Coreia do Sul e retornou aos 17 anos de idade em 2010 para cursar na Universidade, nos seus primeiros meses no país uma mulher de meia idade LITERALMENTE se assustou ao vê-lá de shorts na rua. 
"Meu Deus, quando você vai perder peso? Mulheres devem ser magras para encontrar homens", foi o que a tal mulher disse para Won Yoo-Ri, detalhe que elas nunca haviam se visto na vida!
Yoo-Ri disse que daquele dia em diante era frequentemente discriminada devido ao seu corpo fora dos padrões de beleza da Coreia, tanto por desconhecidos quantos por amigos e até professores. Um de seus antigos colegas de classe chegou a dizer que namoraria com ela caso ela perdesse 14kg, mesmo ela nunca tendo tido algum interesse nele. Outra vez Yoo-Ri disse ter sido repreendida por um garçom, o mesmo disse para ela para de comer porque já havia comido bastante. Além de um professor que disse que poderia "ter tudo" se perdesse 10 quilos.  Won Yoo-Ri disse que todas essas experiências prejudicaram muito a sua autoestima, e por causa disso ela passou por diversas tentativas para perder peso desde 2010. Ela até procurou ajuda médica em uma empresa para o controle de peso, e em uma dessas tentativas, ela corria 10 quilômetros por dia durante dois meses durante um forte inverno, "Eu ate considerei redução de estômago", disse ela.  
Isso tudo era uma tentativa de evitar ser envergonhada e passar a ser elogiada,  " Nos Estados Unidos, eu sentia qye tudo o que importava era a minha personalidade  e as pessoas respondiam a isso.Mas vir para um país e ouvir toda essa conversa sempre ir para o lado do 'você deveria perder peso' é de partir o coração.Isso se tornou minha identidade: a garota gorda e extrovertida de LA."
Uma de suas colegas de faculdade também estava nessa busca pela aceitação, ela recorreu a uma dieta composta de uma maçã e um peito de frango ao dia durante quatro meses, e nesse período desmaiou pelo menos umas quatro vezes. Após passar por tanta coisa, Yoo-Ri decidiu perder peso por conta da sua saúde e disse que nunca esteve tão feliz.
Infelizmente esse e um problema que não vai acabar de um dia para o outro, preconceito e gordofobia existe em todo lugar e cabe á você decidir se vai fazer parte disso ou não. Não seja mais um a acabar com a autoestima e a vida de alguém, seja á pessoa que vai encoraja-la a ser feliz da maneira que ela escolher. 

E aí, gostaram da matéria? Então deixe seu cometário aqui, saber que vocês estão nos apoiando e gostando das nossas matérias  é muito importante para nós!
Espero ter explicado um pouco desse assunto para vocês, eu disse um pouco porque a história e grande e se quiserem saber mais sobre isso é só dizer que faco um especial lá no canal para vocês.



Por: Nah Unnie ( @ntesch)
Fonte: The Korea Herald

3 comentários:

  1. Isso tudo é realmente muito triste e revoltante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Duda, acho que apesar de ser uma questão" cultural" e um problema que prejudica a saúde de muitas mulheres e meninas por lá! Algo deveria ser feito para mudar essa situação, a cada dia mais e mais jovens sofrem algum tipo de transtorno alimentar e piscicológico. E realmente triste! =(
      ~Nah Unnie~

      Excluir