quarta-feira, 8 de março de 2017

ESPECIAL: DIA DA MULHER COM TOMOE GOZEN!

   Boa tarde, queridos amigos e leitores do blog. Tudo bem com vocês? Comigo tá tudo ótimo. E já que estamos no dia das mulheres, decidi fazer um post especial pra vocês, contando a história de uma mulher forte para nos inspirar.


   Tomoe Gozen, lembrando que "gonzen" é um honorífico que significa algo parecido com "honrável", tem sua história contada através do Heike-monogatari, um dos livros mais antigos do Japão, que narra as histórias das disputas entre os clãs samurais e como ocorreu a guerra Genpei, um confronto entre dois clãs, Taira e Minamoto, com duração de 5 anos.

   No Heike a Tomoe é descrita como uma jovem especialmente linda, notavelmente forte usando o arco, utilizando uma katana (espada), era uma guerreira que valia por mil, estando ou não montada em um cavalo e cavalgava com grande habilidade. Yoshinaka (acredita-se que fora seu marido) a mandava como seu primeiro capitão, equipada com uma armadura forte e pesada, uma grande espada e um poderoso arco. E ela conquistava mais atos de valor do que qualquer outro guerreiro.

   Tomoe nasceu em uma família samurai e, assim como as demais mulheres, aprendeu artes marciais casa houvessem a necessidade de proteger seus lares, ato que parece comum em comunidades de guerreiros, por exemplo, em Esparta. Como o esperado, ela demonstrou enorme habilidade no manuseio da naginata (parece uma lança, porém na ponta encontra-se uma lâmina).


   De acordo com o Heike, nossa samurai lutou na guerra do Genpei e em 1184 tomou Kyoto na Batalha de Kurikara. Acredita-se também que, passado seis meses de Tomoe na Batalha de Yokotagawara, ela já havia tomado tomado as cabeças de 7 guerreiros que batalharam montados, e dois anos após já estava liderando um exército de dois mil homens.

   Após a aparente vitória do clã Minamoto (ao qual pertencia), seu suposto marido foi acusado de traição pelo shogun da época, Shogun Kamakura, exigindo-lhe a cabeça. 

   Quanto a morte de Tomoe, não há nenhuma confirmação sobre como que ela passou seus últimos dias. Certas fontes acreditam que ela morreu ao lado de seu marido, na Batalha de Awazu, em 1184, assassinados pelos próprios membros do clã, porém, no Heike é informado que Tomoe era uma dos cinco guerreiros a estarem de pé no final da batalha. Há quem defenda que ela foi derrotada por Wada Yoshimori, que lhe tomou como esposa. E também têm quem creia que Tomoe se tornou uma freira em um templo budista após a morte do marido.

   Não há nenhuma comprovação científica da existência de Tomoe Gozen, apenas relatos do livro Heike-monogatari, porém, a maioria dos eventos relatados no livro são considerados verdadeiros pelos historiadores, que acreditam na existência dessa samurai.


   Enfim, essa foi a história que achei interessante compartilhar pra vocês pra comemorarmos o dia internacional da mulher. O que acharam? Não esqueçam de deixar seus comentários avaliando o post, o blog e nos fazendo pedidos pra próximos posts! Muito obrigada pela atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário