segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

DICA:ANO NOVO CHINÊS NO RIO DE JANEIRO - CARIOCAS DÃO BOAS VINDAS AO ANO DO GALO


Ni Hao,

Já começou a contagem regressiva para o Ano Novo, pode prepara os envelopes vermelhos que o ano do Galo tá chegando! Não entendeu?
Estou falando do Ano Novo Chinês, uma festa linda cheia de cultura e diversão! Mas você ainda não entendeu porque a comemoração é feita só agora, neah? Então vamos conhecer um pouco dessa comemoração.


Ano Novo Chinês



Diferente dos ocidentais, os chineses seguem um outro calendário que não é o lunar, esse que usamos, o utilizado por eles é o calendário lunissolar conhecido como calendário Chinês ( Xia Li / 夏曆) que se baseia na posição do sol e também utiliza as fases da lua. O calendário chinês possui doze lunações ( período da lua) o que acarreta em um total de 354 dias, além da sincronia com o ciclo solar, de 365 dias, é acrescentado mais um mês a cada três anos.
O ano novo chinês começa sempre em uma lua nova, em Janeiro e termina em Fevereiro. Essa diferença entre os calendários fazem com que o ano novo chinês caia sempre em datas diferentes do calendário ocidental.


Tradições de Ano Novo




A cultura chinesa e cheia de tradições e no ano novo não é diferente, enquanto os ocidentais apenas fazem uma ceia e estouram um espumante, os chines fazem trocas de presente, fazem feiras ao ar livre com direito a fogos de artifícios! Uma das tradições e entregar envelopes vermelhos com dinheiro para os mais jovens, que são dados por casais ou pelos mais velhos. Á quantia pode variar, mas tem que ser sempre em números pares  pois a quantia de dinheiro em números impares são dadas em cerimônias fúnebres.
Os chineses acreditam que dar o  envelope vermelho com dinheiro para as crianças, afasta os espíritos malignos.


Ano do Galo



De acordo com a cultura chinesa, cada ano e relacionado a um dos doze animais  que segundo a lenda, responderam ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze animais teriam respondido ao chamado de Buda, e como agradecimento ele os transformou em signos da Astrologia chinesa.
Os animais do Horóscopo Chinês que correspondem aos anos são, de acordo coma ordem  que eles teriam se apresentado a Buda, de acordo com lenda: Rato, Búfalo/Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente/Cobra, Cavalo, Carneiro/Cabra, Macaco, Galo, Cachorro/Cão e o Javali/Porco.




De acordo como calendário chinês, no dia 28 começa o ano 4715, o ano do Galo! Esse ano promete ser cheio de energia  e vitalidade, o que o Galo representa!



 Arcos da Lapa à moda chinesa



O Rio de Janeiro se prepara para receber o Ano do Galo com estilo, o local escolhido não poderia ser outro! Um dos cartões postais mais visitados do Rio, os Arcos da Lapa vão receber a linda comemoração do Ano Novo Chinês com direito a muita música, gastronomia com comidas tipicas, acunputura, dança, artes marciais e artesanato!

A festa começa no dia 27 ( das 18:00 ás 22:00), e continua nos dias 28 ( das 10:00 ás 21:00) e no dia 29 ( das 10:00 ás 18:00), na Praça Cardeal Câmara, s/n -Centro do Rio de Janeiro ( próximo a estação do metrô Cinelândia).  Entrada 0800 gente, não dá pra perder essa!


Fontes: Catraca Livre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário