terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CURIOSIDADES: SANTA HARABEOJI - NATAL NA COREIA DO SUL



Annyeong Brazzangs,

Voltei com mais um especial natalino para vocês! Na matéria anterior eu falei um pouco de como é comemorado o natal no Japão ( Japão Natalino), hoje vamos conhecer um pouco mais sobre como os coreanos recebem a chegada do Santa Harabeoji!




Natal Coreano


Enquanto pesquisava sobre esse assunto, puder ver algumas semelhanças na forma de comemorar o Natal dos Sul Coreanos com os dos Japoneses. Da mesma forma em que o catolicismo foi introduzido no Japão, o mesmo aconteceu com muitos países da Ásia e com a Coreia do Sul não foi diferente, apesar de ser um país fundamentalmente Confucionista / Budista, cerca de 30% da sua população é cristã e tem o feriado natalino como um dia religioso, chamado pelos católicos de Seongtanjeol (성탄절),como um dia religioso.




O Natal, chamado pelos coreanos de Gidoktansinil (기독탄신일) é considerado um feriado nacional, diferente de outros países asiáticos, no natal  estudantes e trabalhadores tem o dia de folga! Mas e as decorações? Claro que eles dão um banho em criatividade nessa hora, não muito diferente dos japoneses os coreanos abusam das decorações natalinas pelas ruas, parques públicos e lojas o que atrai ainda mais os consumidores, o que não é muito diferente do Brasil.
  





Tradições Natalinas



Passar o Natal ao lado dos amigos não e a única diferença entre o nosso natal e o dos coreanos, a maioria dos ocidentais seguem algum tipo de tradição natalina como montar uma árvore de natal em casa, fazer uma ceia na véspera de natal. assistir a missa do Galo ( tem gente que ainda faz isso neah), trocar presentes entre outras coisas. Já na Coreia do Sul, algumas dessas tradições foram modificadas ou nem existem, como:



Árvore de Natal 


 Como eu disse, diferente diferente dos ocidentais, a maioria dos coreanos não tem o costume de montar arvore de natal em casa mas existe aqueles que aderiram a esse costume!



Músicas Natalinas


Já falamos sobre as canções natalinas da Coreia do Sul ( Christmas Song- Kpop Natalino ), além dos idols  os jovens ( geralmente os frequentadores das igrejas) costumam ir até a casa de idosos para cantar canções natalinas. Já os brasileiro passam longe dessa ideia ai! 



Sessão da tarde com cara de vale a pena ver de novo


Não pense que só você passa por isso, aquela repetição  de filmes sobre o natal!Na Coreia do Sul é comum encontra filmes e desenhos sobre o natal em vários canais de TV.


Ceia de Natal

Os Brasileiro adoram fazer aquela mesa cheia de frutas, rabanadas e aquele Peru recheados de farofa e uva passas, não é ? A maioria dos coreanos também segue a tradição de fazer essa ceia de natal, mas ao invés de rabanada e farofa com uva passas, a mesa e repleta de comidas tipicas coreanas como: Japchae  (macarrão de batata doce), Teeokguk  (sopa de massa de arroz), Bulgogi(carne doce) e kimchi.

Não podemos esquecer dos bolos natalinos, o povo pra amar bolo são os coreanos! Assim como o japoneses, o bolo e um item indispensável na comemoração do natal. Um maislindo que o outro!!!






Santa Harabeoji e Troca de presentes



Quando se é criança esperamos ansiosos pelo Bom Velhinho, mais conhecido como Papai Noel! Aquele de barbas e cabelos brancos, olhos puxados usando uma roupas azul, certo? Certo! Pelo menos se você estiver na Coreia do Sul, onde o Bom Velhinho se chama Santa Harabeoji ( 산타 할아버지)  e faz o mesmo trabalho que aquele outro que veste vermelho! 



Já para os adultos, a troca de presente também acontece mas para a maioria dos coreanos dar dinheiro ao invés de presente e sempre a melhor opção!  Não se sabe ao certo de onde veio essa tradição, mas é bastante comum !  Eu ia amar ganhar dinheiro de Natal !!!






 A diferença nas comemorações são enormes  mas uma coisa temos em comum, a vontade de passar esse dia especial com queles que amamos! 


Meri keuriseumaseu ( 메리 크리스마스) ! 




~CHU~

NAH UNNIE







Nenhum comentário:

Postar um comentário