domingo, 14 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES: GÊNEROS DE ANIMES - PARTE 1

Por: Safii-chan

Yoo Minna :))
Sou a nova (linda, diva, maravilhosa) editora do blog! Meu nome é Luiza Veiga, mais conhecida como Safii-chan (não tem nada a ver com meu nome, eu sei)! Eu escreverei posts mais voltados para cultura japonesa, porém, uma vez ou outra, postarei algo sobre o viciante (trouxa) mundo do kpop.

Uma vez, eu estava pesquisando para um trabalho do colégio que, felizmente, seria sobre o Japão, e me surpreendi ao ver a quantidade de gêneros de animes! Muitos eu nem sabia que existiam! 

E, agora como editora, qual o melhor tema a ser abordado por mim na minha primeira postagem? Animes, claro!

Às vezes temos ideias equivocadas sobre os gêneros. Na cabeça de alguns só existem aqueles animes de lutinha que costumávamos a ver na infância (dragon ball e naruto), hentai, ou aqueles animes que os personagens tem olhos grandes (os famosos shoujos). Então, aí vai uma lista com esses gêneros e algumas recomendações pessoais. Espero que se surpreendam como eu me surpreendi :))



* Duas observações, eu dividirei o post em dois, porque não dá para abordar todos os gêneros em um só. Ficaria muito grande. E não falarei muito sobre os animes que eu recomendar, mas se quiserem eu posso falar em um post separado sobre cada um. *

  • Shoujos
São mangás ou animes voltados para o público feminino jovem, geralmente romance com comédia e coisinhas fofas >.< As personagens de olhos grandes e chamativos são típicos de shoujos. Elas são desenhadas assim, pois como o gênero é bem (mulherzinha)  "light", os traços tem que ser leves e (exagerados) delicados, assim como o seu público alvo.

Eu particularmente não gosto muito desse gênero. É MUITA ENROLAÇÃO! Os dois se gostam, mas parece que o MUNDO CONSPIRA CONTRA ELES e não podem ficar juntos, ou às vezes ela gosta dele, mas o cara (literalmente) caga pra ela. Aí, quando ela resolve partir pra outra, seguir em frente, o cara se toca e percebe que ela é A MULHER DA VIDA DELE. Mas, apesar de tudo, os poucos shoujos que eu assisti, eu amei! É difícil escolher um preferido, mas um que eu realmente me apaixonei, li todos os volumes do mangá, foi "Ao Haru Ride"

Eu amo tanto esse anime, que foi até difícil escolher uma gif pra colocar aqui. É MUITO PERFEITO. ASSISTAM.

Ao Haru Ride
  • Josei
Voltado para mulheres mais velhas. Foca-se em histórias e experiências de mulheres japonesas, abordando o romance de uma forma mais realista do que os animes shoujos. E, diferente dos shoujos, nem sempre o anime tem um final feliz. 

Nunca assisti um anime desse gênero, mas se tiverem algum para recomendar, escrevam nos comentários *-*.

  • Shounen/Shonen
Mangás/animes voltados para o público masculino jovem. Eles são de ação e lutas. São aqueles que costumávamos a ver na "TV Globinho" ou "Bom dia e CIA". Dragon Ball, Naruto, Yu Gi Oh, Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, são os mais conhecidos.

Os personagens são desenhados com traços mais pesados e detalhados, ao contrário dos shoujos.

O meu favorito, disparado, é "One Piece". Muitas pessoas não gostam, ou têm preguiça de ver porque é muito grande (mais de 700 episódios e ainda lança um semanalmente). Mas para quem gosta de aventura, lutas épicas e um protagonista bem carismático, One Piece é perfeito! Simplesmente F-O-D-A. Assistam.

One Piece
  • Seinen
Os homens mais velhos são o público alvo desse gênero. Os temas tratam-se de assuntos mais sérios e pesados, normalmente acompanhados de muita violência e sangue. É um tipo de anime com jogadas bem psicológicas e estratégicas.

Uma dica de amiga: não vejam seinen se estão com sono. Devido ao público alvo ser mais velho, as histórias, normalmente, são mais complexas. Um cérebro cansado não acompanha os raciocínios desse gênero. 

Um seinen que fez bastante sucesso aqui no Brasil, foi "Death Note", mas, apesar de tudo, não é meu favorito. Quem não viu Death Note (tem problema, porque ele é famoso pacas), vejam. 

Minha recomendação de seinen é "Darker Than Black". Não é muito conhecido, e é bem complexo, eu buguei sinistramente em algumas partes (de ter que voltar o episódio pra entender, mas isso não vem ao caso aqui), apesar de tudo, é sensacional, assistam.

Darker Than Black
  • Gender Bender
Nesse gênero, personagens do sexo masculino se vestem e se comportam como garotas e, personagens do sexo feminino se vestem e se comportam como garotos. Não são todas as personagens que são assim nas história, mas essa troca gera humor no enredo.

Nosso primeiro bizarro gênero dessa lista. Confesso que nunca ouvi falar dele, logo, não vi nenhum anime do tipo. Novamente, se alguém já viu, comentem.

Eu já vi animes em que as meninas são tão largadas e despojadas que chegam a serem confundidas com homens (Ouran High School Host Club). Já vi também animes que têm Drag Queens, mas nada que gire em torno desse gênero. 

  • Ecchi

Os animes e mangás desse gênero, normalmente, não possuem um enredo bom durante a história, ele foca em cenas eróticas de garotas. Seria uma prévia para o hentai. Pode ter cenas com nudez, mas sem sexo explícito.

Já vi muitos animes que possuem ecchi, mas não como gênero principal (To Love-ru, por exemplo, tem ecchi como gênero principal)ou seja, tem as cenas eróticas, mas não faz parte do enredo, normalmente são cenas de comédia.

Um ecchi muito famoso é "HighSchool DxD", mas não é meu favorito. Minha recomendação é “Shokugeki no Souma”. Tem cenas eróticas, e o desenvolvimento da história é muito legal.

Shokugeki no Souma

  • Shoujo-Ai

Animes que lidam com romance entre garotas, mas sem cenas de sexo explícito.

Eu não curto muito o gênero, mas uma coisa posso afirmar, é menos enrolação que os shoujos. Só vi um shoujo-ai, na verdade, chama-se "Strawberry Panic". É muito fofo!

Strawberry Panic

  • Shounen/Shonen-Ai
Seria como os shoujos-ai, mas no caso, o romance acontece entre dois homens e, também, sem cenas explícitas de sexo.

Eu amo esse gênero. É MUITO KAWAII! Eu já vi muuuuuuuitos shounens-ai, mas o meu favorito é "No. 6" (lê-se "Number Six").

No. 6

  • Mecha
Lê-se "Meka". São animes e mangás onde a história tem robôs gigantes, altas tecnologias, coisas assim.

Assisti poucos animes do tipo. O mais conhecido é “Code Geass”, mas meu favorito é “Infinite Stratos”.

Infinite Stratos

  • Gore

Animes Gore contém muito sangue e violência, a maioria possui classificação indicativa de 18+. A história normalmente é sombria e os fatos se desenvolvem sempre com sangue no meio. 

Eu particularmente gosto desse gênero, e já vi muitos. De longe, o que eu mais gostei, e sou fissurada até hoje, é "Tokyo Ghoul".


Tokyo Ghoul

  • Sci-Fi

Ficção científica ("Science Fiction").

Eu A-D-O-R-O ficção científica. Minha recomendação é "Psycho-Pass".


Psycho-Pass

  • Visual Novel

É um gênero de jogo japonês. Ele é parado, com pouca ação e a jogabilidade é quase sempre limitada com muitos diálogos. Dentre esses diálogos, há perguntas com múltipla escolha, em que o rumo do jogo muda de acordo com a resposta do jogador. Grande parte dos jogos desse gênero possuem conteúdo hentai e harém, e muitos animes são baseados em jogos de Visual Novel, por isso nesses animes aparece como gênero "Visual Novel". Os jogos, consequentemente os animes, são voltados ao público feminino.

Minha recomendação é "Uta No Prince-Sama". Não tem hentai. É shoujo, musical e harém. 

Uta no Prince-Sama

  • Kemono/Kodomo
Animes para crianças, historinhas infantis >.<.

Um dos mais conhecidos, aqui no Brasil, é "Hamtaro". E aposto que todos já viram quando criança. É aquele desenho dos hamsters! Sim! Hamtaro é anime!

Hamtaro

  • Harém

Animes e mangás onde o personagem principal é rodeado por pessoas do sexo oposto, ou seja, um garoto rodeado por garotas (bonitas, obviamente) ou uma garota rodeada por garotos bonitos!

Ih! Já vi muitos haréns! O melhor, na minha opinião, é “Brothers Conflict”. Muito bom.

Brothers Conflict

Os seguintes termos não são exatamente Gêneros, mas aparecem em alguns animes.

  • Bishoujo
Em japonês significa garota bonita, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.

Boa Hancock - One Piece

  • Bishounen/Bishonen


Em japonês significa garoto bonito, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.

Kise Ryouta - Kuroko no Basket

Um anime por ser classificado por mais um gênero, e pode ser comédia, vida escolar, horror, ação, militar, romance, drama, etc. 

Fonte: Diário Otaku
***

*Fim da parte 1! A parte 2 sairá em breve, com os gêneros mais eróticos, bizarros, desconhecidos e voltados ao público adulto.*

Espero que tenham gostado! 

Me sigam nas redes sociais:


Instagram: @luiza_veiga13
Snapchat: veigalbf
Twitter: @LuizaVeiga2


Mata Ashita! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário