sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CURIOSIDADE: IMIGRAÇÃO COREANA

Por Gina




 "Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro." _ Wikipedia

 Ultimamente, eu estou lendo muitas reportagens tratando a respeito da grande vinda de coreanos ao Brasil de uns tempos pra cá. Consequentemente, não pude deixar de comentar sobre este fato no blog. Dados mostram que a imigração teve seu início oficial em 23 de fevereiro de 1963. Entretanto, é possível conferir registros que datam pequenos grupos familiares vindos na década de 1950, ou até mesmo alguns anos antes. Surpresos? Isso porque não listei os imigrantes ilegais e os descendentes. São muitos no total se formos somar a quantidade de cada imigrante ou descendente espalhado pelo país. 

 A maioria, quando chegaram, se instalaram em São Paulo e região. Para vocês terem uma noção, os bairros Brás e Bom Retiro, da grande cidade do estado de São Paulo, são os locais com a maior concentração de coreanos, sendo o primeiro utilizado para o comércio atacadista e de produtos mais baratos, e o segundo, lojas de confecções  voltadas para a moda feminina, além do bairro Aclimação ser o preferido para moradia. 

 Hoje, o estado do Ceará é a preferência coreana. Para maiores informações a respeito da escolha deste estado e sobre o que pensam do Brasil, recomendo que assistam duas reportagens de alguns minutos feitas pelo portal G1: 


 O que mais me emocionou foi a opinião dos coreanos entrevistados. Assim como a maioria estrangeira que visita o nosso país, adoram o ambiente feliz e tranquilo que a nossa cultura, e também as pessoas, são capazes de proporcionar, tornando o Brasil atrativo em todos os sentidos. E o que mais me entristece é ter a consciência de que a maioria dos brasileiros não pensam o mesmo. Infelizmente, conheço muitos que gostariam de ter nascido com outra nacionalidade e não se orgulham da própria terra. Muitos criam defeitos onde simplesmente não existem. É claro que, como qualquer outro lugar, desde que mundo é mundo, imperfeições haverá. Porém, a culpa não é do país. É do homem. Enquanto ele não der valor ao conhecimento e amor, suas melhores armas para melhorar o mundo, continuará sentado, reclamando e odiando, deixando a vida passar. O erro não está a sua volta, está em você. Em nós. Para mudar, você precisa conhecer a si próprio e parar de culpar os outros. Se cada um fizer a sua parte agora, daremos um mundo livre de injustiças às futuras gerações. Nunca é tarde para recomeçar. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------





~




Facebook: Giovana Barile
Instagram: @ginabarile
Kiwi: @ginabarile
Twitter: @gigibarile
Tumblr: ayammegina
Anime Spirit: Gina_Ayamme
Snapchat: giovanabarile




~
  









Nenhum comentário:

Postar um comentário