sábado, 12 de setembro de 2015

CURIOSIDADE: CULINÁRIA JAPONESA

Por Gina




 "A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
 O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação." _ Wikipedia

 Neste fim de semana, eu fui a um restaurante japonês com as minhas amigas. Durante o bate-papo, questionei-me se conseguiria fazer sozinha em casa este prato típico. Parece ser tão difícil e complicado... Mas não é. De uma maneira simples, fácil e rápida, até mesmo o seu avô seria capaz de fazer. Não que eu duvide das habilidades dele na cozinha, mas enfim... Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa!  

 Quando os japoneses chegaram ao Brasil no começo do século passado, trouxeram na bagagem a vossa culinária. No início, tratada apenas como exótica, a alimentação oriental rompeu com os limites geográficos, e, obedecendo às tradições e aos costumes milenares asiáticos, as receitas foram cultivadas e passadas de geração à geração. Com singelas adaptações aos costumes ocidentais, a comida nipônica foi ganhando popularidade e prestígio, deixando de ser rara especiaria para ser tratada como saudável opção alimentar. 

 Os temperos tradicionais mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), wasabi (raiz forte), misso (pasta de soja), karashi (mostarda), mirin e sake ou saquê (bebidas alcoólicas à base de arroz), e dashi (caldo de peixe ou carne). Lembrando que existem os temperos adicionais acrescentados pelos brasileiros, como a salsinha, cebolinha e cream cheese ou maionese.  

 Outra coisa que as pessoas têm dificuldades em memorizar são os nomes de cada prato. Tirei fotos de todos que chegaram à minha mesa, nomeando-os um por um para vocês.




 Neste prato pode ser notado três variedades de Sashimi (carne de peixe crua fatiada). Da esquerda para a direita (canto superior esquerdo), temos a tilápia, o atum e, em seguida, o famoso salmão. Logo abaixo, estão os diversos tipos de Sushi: Uramaki (arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixes ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa, normalmente enfeitado com gergelim), Hossomaki (é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha)* e Norimaki (bolinho de arroz enrolado em alga de nori, recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas). 

*Conforme o recheio usado, o Hossomaki leva um nome diferente:
- Tekkamaki: de atum
- Kapamaki: de pepino
- Shakimaki: de salmão

 Da direita para a esquerda, observam-se dois tipos de Nigiri ou Niguiri (bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru, ou ainda polvo e camarões): salmão e pele de atum frita. Logo no meio da imagem, está o Sushi Jyo ou Joy Sushi ou Gunkan (bolinho de arroz envolto por salmão, como também por acelga, alga, robalo, atum, abobrinha, pepino, cenoura, omelete, entre outros. A cobertura pode ser desde os mais variados vegetais até ovos de peixe (caviar) ou cream cheese).



 Na foto acima, é o meu prato típico favorito: Temaki. É o cone de alga recheado com arroz, peixe, geralmente o salmão, cream cheese, salsinha e cebolinha. Como puderam perceber, a maioria dos temperos são os acréscimos brasileiros que eu comentei anteriormente. Os Temakis tradicionais, por exemplo, costumam vir recheados com pepinos. A alga marinha tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demorar para comer, ela amolecerá com a umidade e ficará "borrachenta". 


                        

 A foto da esquerda é o salmão grelhado que todos adoram. Infelizmente, não possuo informações detalhadas de como ele é feito, pois o tempero é diferente do que costumamos comer dentro dos parâmetros da culinária brasileira. Por mera intuição, desconfio que seja grelhado na manteiga. Mas não tenho certeza. 
 A foto da direita são os Harumaki, mais conhecidos como rolinhos primavera. De massa fina e crocante, são uma excelente entrada para qualquer refeição e ainda podem ser servidos como aperitivo a qualquer hora do dia. Indispensável também no cardápio japonês. 



 Embora o Yakisoba do restaurante seja uma delícia, não existe prato mais delicioso do que o feito pela minha mãe. Trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar. Refeição saborosa e equilibrada em que encontramos quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 



 Acima, podemos observar uma grande variedade de Hot Roll, porém falarei apenas dos dois mais degustados pela maioria. No canto inferior esquerdo, temos o Hot Roll Filadélfia ou Carioca (bolinho de arroz recheado por salmão e envolvido por alga empanada com farinha de tempurá) e o simples Hot Roll (bolinho de arroz recheado com cream cheese e frutos do mar (kani, peixe, camarão) envolvido por massa folheada) localizado no canto inferior direito da imagem. 



 Nos pequenos pratos ao redor do central encontram-se os Sunomonos mistos. É uma salada japonesa à base de pepino japonês temperado com sake, acompanhado de frutos do mar. No prato maior são as apetitosas casquinhas de salmão. Geralmente são pratos de entrada.



 E, finalmente, a sobremesa: Hot Roll de banana e nutella à esquerda e casquinha de nutella à direita. 

 Eu tenho certeza que havia outros pratos sendo servidos naquela noite, porém não comi por não caber mais nada no meu pequeno estômago. Pois é, infelizmente ele é pequeno demais até mesmo para aguentar mais uma rodada desse delicioso rodízio.

 Brazzangs, espero tê-los ajudado com esta pequena curiosidade. Em breve, falarei sobre a etiqueta japonesa. Fiquem com um video que ensina a preparar os principais pratos japoneses de uma maneira simples e fácil. 




 Para os mais curiosos: RECEITAS DE COMIDA JAPONESA 
 Fotostodas tiradas por mim.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------




~




Facebook: Giovana Barile
Instagram: @ginabarile
Kiwi: @ginabarile
Twitter: @gigibarile
Tumblr: ayammegina
Anime Spirit: Gina_Ayamme
Snapchat: giovanabarile




~















Nenhum comentário:

Postar um comentário