Por Safii-chan
Yoo Minna!
Tô andando meio sumida, principalmente devido às provas e, com o ENEM se aproximando, é bem provável que eu suma mais uma vez.
Estava notando que há muito tempo não postava sobre o Japão, então decidi escrever essa matéria!
***
AS SINGULARIDADES DA CULTURA JAPONESA MAIS ESTRANHADAS POR ESTRANGEIROS
Melões são artigos de luxo
- Um melão do tipo Cantalupo, sem muitas imperfeições, passa dos 300 dólares.
O Japão é um dos maiores consumidores de café do mundo
- O país compra cerca de 80% da produção de café jamaicano.
Você precisa usar calçados especiais no banheiro
- É de conhecimento de muitos que os japoneses possuem o costume de tirar os sapatos ao entrar em casa, para não contaminarem o ambiente do lar com as impurezas da rua. Mas, o que a maioria não sabe é que, para entrar no banheiro é necessário um calçado especial. Este ambiente é considerado impuro – por motivos óbvios – logo, a troca de calçados para adentrá-lo evita, da mesma forma, a contaminação do resto da casa.
Dentes pontudos são moda
- Os jovens japoneses têm se interessado por dentes desiguais ou pontudos chamados “yaeba”.
Comer fazendo barulho é algo bem-vindo
- Especialmente ao comer macarrão; é um ato bem visto fazer barulho ao sugar a comida e ao mastigar, pois isso indica que ela está deliciosa.
Lugares para dormir junto
- Mas não pense bobagem: os Soine-ya são lugares apenas para dormir com outra pessoa, não para ter relações sexuais ou coisas do tipo que, aliás, são terminantemente proibidas.
É comum que algumas escolas não tenham zeladores e serventes
- Faz parte da educação japonesa que os estudantes ajudem na organização e limpeza do ambiente de estudo. E posso dizer? Estão de parabéns. Crianças precisam aprender a serem mais autônomas e a limpeza é algo que deveria ser reforçado não só nas escolas, mas em casa.
Era comum que as mulheres japonesas pintassem seus dentes de preto
- Pois é, dentes negros eram considerados bonitos!
Dormir no trabalho é considerado uma coisa boa
- Devido às longas jornadas de trabalho de alguns profissionais, a prática do inemuri, ou seja, a soneca no trabalho, é bem vista, pois é um sinal de que você está se esforçando bastante para cumprir suas tarefas.
Pintar o rosto com cores escuras é normal
- E não é algo considerado ofensivo ou racista. Os ganguro (cara preta) são jovens que se pintam como forma de protestar contra os padrões de beleza impostos pela sociedade: cabelo preto, pele muito clara e maquiagem sutil.
Adoção de adultos é algo extremamente normal
- Mas é uma prática ligada aos negócios. Estima-se que 98% das adoções no país sejam de homens entre 20 e 30 anos realizadas geralmente por donos de empresas, sem filhos, como forma de passar o nome da família adiante.
É possível sair para comer comida enlatada
- É exatamente o que parece. Há restaurantes no Japão em que você escolhe sua comida enlatada e come lá mesmo, como em qualquer outro restaurante. Estranho, não?
Há um grande festival com pessoas nuas
- O festival Hadaka Matsuri envolve milhares de homens japoneses que tiram suas roupas em público – ou quase – em função das crenças antigas de purificação do corpo.
Existe uma floresta dos suicidas
- A floresta Aokigahara, localizada na base do Monte Fuji, é um dos lugares mais populares do mundo quando se trata de suicídio. Dezenas de corpos são recolhidos todos os anos, bem como pertences, como carros, que ficam estacionados por muito tempo à entrada do local esperando pelos donos que jamais retornam.
Muitos homens japoneses jamais deixam os seus quartos
- O hikikomori é uma prática de recolhimento na qual os homens se trancam em quartos e jamais saem para nada. Os psicólogos afirmam que este comportamento está intimamente ligado à depressão e pressão social.
É possível dormir em capsulas
- Os mundialmente famosos hotéis-capsula permitem que se alugue um compartimento para passar a noite, ideal para pessoas de negócio ou para aqueles que não conseguiram voltar a tempo para casa e que só precisam de um local para dormir. As capsulas são bastante confortáveis e possuem até mesmo televisão.
Há uma ilha infestada de coelhos
- A ilha de Okunoshima, localizada no mar japonês, é lar de milhares de coelhos que vagam normalmente pelo local.
***
Espero que tenham gostado!
Me sigam nas redes sociais:
Snapchat: veigalbf
Twitter: @LuizaVeiga2
Mata Ashita! :P
Nenhum comentário:
Postar um comentário